Destaques

Prefeitos de 5.570 municípios tomam posse nesta quarta em todo o país

Por g1 — Brasília

 

Os políticos escolhidos pelo voto popular terão um mandato de quatro anos – até 31 de dezembro de 2028. A Constituição permite uma única reeleição consecutiva para o mesmo cargo.

A posse dos prefeitos e vices em 1º de janeiro também é descrita na Constituição. Já a posse dos vereadores varia para cada município – em grande parte do país, deve acontecer só no começo de fevereiro.

Em ao menos 22 cidades, o mais votado na eleição de 2024 não vai tomar posse. Em 20 delas, a Justiça Eleitoral barrou. Nesses casos, o presidente da Câmara assume até que a situação seja resolvida. Em duas, o eleito morreu e quem assume é o vice.

Em outubro de 2024, eleitores de todo o país foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Em 51 prefeituras, incluindo 15 capitais, o resultado só foi conhecido no segundo turno de votação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tinha 155,9 milhões de eleitores aptos a votar naquele momento – sendo 81,8 milhões de mulheres (52,4% do total) e 74,1 milhões de homens (47,6%).

Apenas o Distrito Federal ficou de fora. Brasília não é considerada um município e, por isso, não participa da eleição municipal. Não tem prefeito nem vereador – as decisões são tomadas pelo governador e pelos 24 deputados distritais.

Promessas dos políticos: o que os prefeitos cumpriram e não cumpriram em 4 anos de mandato

g1 publica reportagens sobre todos os eleitos

g1 começou a publicar nesta terça-feira (31) reportagens automáticas sobre a posse dos prefeitos eleitos em 2024.

👀 Em cada reportagem, é possível saber o partido, a idade, a profissão, a escolaridade, o estado civil e o patrimônio do prefeito e do vice-prefeito que tomam posse nesta quarta.

👀 Os textos trazem, ainda, a lista de vereadores eleitos dessa cidade, e os mesmos dados sobre eles.

👀 Os dados são extraídos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Clique aqui para receber no WhatsApp as notícias do g1 aqui para ver como seguir o canal da sua região.

PSD vai governar mais cidades

A partir desta quarta, o PSD será o partido com o maior número de prefeitos em exercício no país. Pela primeira vez em pleno menos 20 anos, esse posto não será do MDB.

Veja o top 3 das legendas com maior número de prefeitos:

  • PSD: 887
  • MDB: 856
  • PP: 747

O União Brasil ocupa a 4ª posição, com 578 vencedores. O PT, sigla do presidente Lula, aparece em 9º, com 252 nomes, atrás de legendas como PL (516), Republicanos (435), PSB (309) e PSDB (274).

Mas… o que faz um prefeito?

Quando tomarem posse, os prefeitos serão responsáveis pelo comando das políticas públicas em âmbito local – da gestão dos impostos municipais até a prestação de serviços públicos, como o de transporte coletivo, saúde e educação.

A função é uma espécie de “porta de entrada” na gestão no Poder Executivo, e pode ser ocupada por quem tem 21 anos. Para outros cargos majoritários, como o de governador e presidente, é preciso ter idade mínima de 30 anos e 35 anos, respectivamente.

Fonte G1

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º