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Redes de farmácia usam robô para autoatendimento 24h; entenda como funciona

Atualmente, em 19 unidades de drogarias em sete estados do Brasil estão utilizando um robô de autoatendimento 24h, automatizando 100% o processo de compra de medicamentos online.

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Uma das redes que aderiu à tecnologia mais recentemente foi a Farmácia Drogamais Bandeirantes, integrante da rede Drogamais — que soma mais de 230 unidades no Paraná.

A companhia passou a utilizar em Bandeirantes (PR) o robô BD Rowa, sistema automatizado projetado para selecionar e liberar medicamentos em aproximadamente 10 segundos.

Com isso, a farmácia também passa a disponibilizar um serviço de autoatendimento funcionando 24 horas, todos os dias. Ou seja, funcionários atendem os clientes normalmente em horário comercial e um balcão externo funciona 24h durante sete dias da semana e permite que os clientes retirem os pedidos com o robô.

Basicamente, o cliente finaliza sua compra online e, ao utilizar um QR Code gerado na finalização da compra, retira seu medicamento com o robô.

Além de acelerar o atendimento, o BD Rowa contribui para otimizar o espaço físico e aprimorar o controle de estoque, garantindo mais precisão na conferência de validade, perdas e movimentação de itens. Estimativas apontam que o equipamento pode reduzir em até 33% o tempo gasto na localização de remédios.

Um levantamento recente realizado em uma farmácia que já opera com a tecnologia mostrou resultados consistentes. O tempo de separação de pedidos feitos pela internet caiu 75%, enquanto o prazo para faturamento desses mesmos pedidos diminuiu 53%. O processo de recebimento de mercadorias no estoque também foi agilizado, com redução de até 70% nesse tempo.

“Com essa tecnologia, ganhamos mais agilidade, aumentamos a segurança na dispensação de medicamentos e reduzimos significativamente a chance de erros. Além disso, a automação libera nossos profissionais para oferecer um atendimento mais humanizado, com mais foco nas necessidades de cada pessoa. É um passo que eleva a qualidade da experiência em nossa farmácia”, comenta Paulo Felipe Moreto, sócio da Rede Drogamais.

Robô da farmácia contribui para redução de erros no controle de estoque

O funcionamento do robô de atendimento envolve três etapas principais. Assim que o pedido ou receita é registrada pelo farmacêutico ou atendente no sistema, o BD Rowa recebe as informações, localiza os medicamentos em seus compartimentos internos e separa conforme a dosagem e quantidade indicadas.

Em seguida, coloca os itens sobre uma esteira que leva os medicamentos até o balcão de autoatendimento.

Outro ponto importante é o controle automático de estoque, que é atualizado em tempo real a cada retirada, o que facilita o planejamento de reposições e a transferência de itens entre diferentes unidades da rede, reduzindo erros e divergências nos inventários.

A BD, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do robô de autoatendimento para farmácias, está presente no Brasil há mais de 67 anos e atua no segmento de automação robótica para farmácias e hospitais há seis.

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