Parcerias

Monitoramento de eventos climáticos

Foto Fabio Rodrigues Pozzebom- Agência Brasil

Entrevista com João dos Reis, doutor em sensoriamento remoto e especialista em monitoramento de eventos ambientais da Geopixel. Os eventos climáticos extremos têm aumentado os riscos de catástrofes relacionadas a incêndios e inundações, exigindo ações do poder público para reduzir riscos à vida e danos materiais. Para explicar o que tem ocasionado essas situações climáticas e como atuar para mitigar os riscos, entrevistamos João dos Reis, doutor em Sensoriamento Remoto e Especialista no Monitoramento de Eventos Ambientais Extremos da Geopixel.

Quais as causas das mudanças climáticas?

João dos Reis: As mudanças climáticas são causadas principalmente pelo aumento na concentração de gases de efeito estufa. Esses gases são liberados essencialmente pela queima de combustíveis fósseis (como petróleo, carvão e gás natural), desmatamento e práticas agrícolas intensivas. Eles retêm o calor na terra, resultando em um aquecimento global que altera padrões climáticos, intensificando eventos extremos como secas, tempestades e inundações.

O que está ocasionando as ondas de calor?

João dos Reis: A ocorrência de ondas de calor durante o inverno tem se tornado mais comum nos últimos anos devido às mudanças climáticas. Com o aquecimento do planeta, há alteração das correntes de ar, propiciando o desenvolvimento destes eventos de forma mais frequente e intensa.

Ainda devemos enfrentar muitas ondas de calor neste e nos próximos anos?

João dos Reis: Com o aumento da emissão dos gases do efeito estufa, esses eventos se tornarão cada vez mais frequentes e intensos, causando impactos ao meio ambiente, economia e saúde da população.

Como as ondas de calor influenciam em catástrofes naturais, sobretudo, em caso dos incêndios?

João dos Reis: A intensificação e aumento da frequência de ondas de calor podem potencializar os desastres, especialmente os provocados por incêndios florestais. Durante as ondas de calor, a vegetação se torna mais seca e inflamável, criando condições ideais para que incêndios florestais se iniciem e se espalhem.

Como municípios podem mitigar riscos de desastres ambientais causados pelas ondas de calor e clima seco?

João dos Reis: Softwares de monitoramento como o Geopixel Monitor permitem o monitoramento destes eventos, ajudando nas ações de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais. Por meio da coleta de dados de focos de calor a cada 10 minutos, podemos identificar a ocorrência de fogo e orientar as ações dos órgãos competentes. Assim como monitorar as condições meteorológicas e atmosféricas que aumentam o perigo de grandes eventos de queimadas. Assim salvando vidas e protegendo o município.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Parcerias

Mais de 90% dos municípios adotantes do sim sistema de ensino da FTD superaram a média Brasil do Ideb 2023

  • 11 de outubro de 2024
Imagem cedida pela FTD Resultado foi registrado nos anos iniciais do ensino fundamental em cidades que utilizam a soluções há
Parcerias

Volare Fly 12, um super micro para transportar mais passageiros

  • 11 de outubro de 2024
Imagem cedida pela Volare Modelo inédito pode transportar 47 pessoas, na versão fretamento, e até 64 na versão escolar. A