Parcerias

Mais de 90% dos municípios adotantes do sim sistema de ensino da FTD superaram a média Brasil do Ideb 2023

Imagem cedida pela FTD

Resultado foi registrado nos anos iniciais do ensino fundamental em cidades que utilizam a soluções há mais de três anos. Adotar uma solução educacional na área pública, com material didático atualizado e serviços como plataforma digital e formação de professores, aumentou efetivamente a nota do IDEB 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 9 de cada 10 cidades que optaram pela metodologia há mais de três anos. O estudo realizado em 179 municípios parceiros da FTD Educação, que têm Ensino Fundamental, em 12 Estados, demonstra que, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 78% dos municípios parceiros da FTD tiveram IDEB 2023 maior que a média municipal Brasil. No geral, os municípios parceiros obtiveram uma média de 6,2, valor 6,89% superior à média brasileira de 5,8.  O levantamento da FTD considerou as notas médias da rede municipal pública, onde atua com sistemas de ensino. A média Ideb nacional divulgada pelo Governo Federal, incluindo rede pública, privada, municipal e estadual foi de 6,0.  Nos Anos Finais, os municípios parceiros tiveram uma média de 5,1, valor 10,86% superior à média brasileira municipal, que foi de 4,6. Desses parceiros, 69% superaram essa média nacional.  

Mas, quando as cidades são analisadas por tempo de utilização dos sistemas estruturados de ensino, 91% das que adotam o SIM há mais de três anos superaram a média Brasil nos Anos Iniciais e 87% nos Anos Finais.  Em alguns estados, como Piauí, Maranhão e Tocantins, o índice chegou a 100%, ou seja, todas as cidades parceiras da FTD nestes estados superaram a média Brasil. 

Número 1 em São Paulo 

O maior destaque do levantamento da FTD Educação foi a cidade de Floreal, no interior de São Paulo. Adotante do SIM Sistema de Ensino há três anos, a cidade localizada a 540 quilômetros da capital paulista é a primeira do ranking no estado, com nota média de 9,3 no IDEB 2023, resultado 60,3 % maior que a média municipal Brasil. No IDEB 2021, a cidade já tinha conquistado excelentes resultados, com a nota de 8,3, também a primeira do ranking no estado paulista.  

Ficamos muito felizes pela nota no IDEB 2023. Nós estamos desenvolvendo um trabalho consistente e isso nos deixa muito satisfeitos porque o resultado desta prova é a valorização e o reconhecimento de um trabalho de qualidade, que fazemos com amor. Nossos professores estão sempre se aperfeiçoando para se apropriarem das demandas que os nossos alunos do século 21 exigem”, conta Alessandra Camin Scalon, secretária municipal de educação de Floreal. 

Com escola em tempo integral na cidade, o SIM Sistema de Ensino chega a 240 estudantes e cerca de 13 professores em 2 escolas. Para a nota do IDEB 2023 foram avaliados 26 alunos na escola municipal Profª Silvânia C. V. Belatti.  “Os materiais do SIM foram trabalhados de forma bem focada, utilizamos todos os serviços que o sistema nos oferece. Trabalhamos também o projeto Pró-IDEB em 2023, voltado para as habilidades do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)”, destaca Alessandra Scalon. 

Outras cidades que tiveram bons resultados no levantamento da FTD foram Álvares Florence (SP) e Bálsamo (SP), com nota média de 7,9; Cafeara (PR), com 7,4; Novo Xingu (RS) e Capão Bonito do Sul (RS), com média 7,2 e 7,1, respectivamente; e Lagoa da Prata (MG) e Nova Ponte (MG), com 7,2, entre outras.  

O SIM Sistema de Ensino oferece aos estudantes da rede pública acesso ao ambiente digital iônica, disponibilizando, além dos livros físicos, a versão digital e acesso a diversos conteúdos, como sites, vídeos, áudios, jogos, infográficos, entre outros. Para os professores, o ambiente digital oferece sugestões e ferramentas para a condução das aulas, além de relatórios para acompanhar o desempenho dos alunos, apoio no planejamento pedagógico e material para revisão do conteúdo. Sem contar a consultoria on-line que dá apoio e formação continuada aos educadores para o desenvolvimento integral dos estudantes”, conta Cintia Bagatin Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação. 

Material e Serviços 

Os sistemas estruturados de ensino, como o SIM e o SAEB em Foco, são baseados em dois componentes: material didático e serviços continuados, que incluem assessoria pedagógica e consultoria educacional, capacitação de professores e gestores, plataforma educacional digital, avaliações e eventos formativos. O conjunto de soluções aplicadas em toda a rede de escolas públicas tem reflexo direto no desempenho dos estudantes das escolas.  

Entre os serviços educacionais prestados, o sistema de ensino disponibiliza consultores educacionais que acompanham ao longo do ano o trabalho dos educadores, realizando análises dos resultados das avaliações por meio de uma plataforma, desenvolvendo com o município ações que permitem olhar de forma diferenciada para cada área do conhecimento, cada escola e aluno”, destaca Cintia Bagatin Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação. 

O IDEB é um dos principais indicadores do bom desempenho da educação básica brasileira, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) ao Médio. O índice leva em conta as taxas de aprovação das redes e a nota em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), variando o valor do IDEB em uma escala de 0 a 10.  No caso das cidades, o IDEB é um indicador que reflete a avaliação da rede municipal como um todo, sendo uma composição do desempenho obtido por cada aluno e, consequentemente, por cada escola.  

Uma vez mais comprova-se que, quanto mais tempo de utilização de sistemas estruturados de ensino, melhor é a absorção da metodologia. Há também a redução na diferença do IDEB entre as escolas, puxando para cima o índice da cidade e equilibrando o ensino entre as unidades escolares”, comenta Alcimar Ramos da Silva, diretor adjunto comercial da FTD Educação. 

Os sistemas estruturados de ensino da FTD Educação são utilizados em 216 municípios, em 12 Estados, chegando a mais de 520 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e a mais de 25 mil professores em 2.300 escolas parceiras. 

Uma vez mais comprova-se que, quanto mais tempo de utilização de sistemas estruturados de ensino, melhor é a absorção da metodologia”

Alcimar Ramos da Silva, diretor adjunto comercial da FTD Educação

…desenvolvendo com o município ações que permitem olhar de forma diferenciada para cada área do conhecimento, cada escola e aluno”

Cintia Bagatin Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Parcerias

Volare Fly 12, um super micro para transportar mais passageiros

  • 11 de outubro de 2024
Imagem cedida pela Volare Modelo inédito pode transportar 47 pessoas, na versão fretamento, e até 64 na versão escolar. A
Parcerias

Monitoramento de eventos climáticos

  • 11 de outubro de 2024
Foto Fabio Rodrigues Pozzebom- Agência Brasil Entrevista com João dos Reis, doutor em sensoriamento remoto e especialista em monitoramento de