Na área de Educação infantil, a cidade se destaca por suas políticas voltadas à primeira infância, com programas como “Escola Inovadora” e “Horta Urbana” e o espaço “Mundo das Crianças”.
Foi a partir da faculdade de Direito, no Centro Universitário Padre Anchieta, onde o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Jundiaí-SP, descobriu sua vocação social quando tornou-se líder estudantil. “Me dediquei tanto a isso, que acabei integrando o Conselho Municipal da Juventude. Em 2004, me candidatei a vereador e fui eleito, assumi a presidência da Câmara Municipal, o mais jovem da história da cidade”, destaca o prefeito.
Depois disso, em 2008, se elegeu como vice-prefeito, deputado federal e deputado estadual. Até que, em 2016, foi eleito pela primeira vez prefeito do município de Jundiaí, com o principal compromisso de reorganizar o sistema de saúde da cidade. No ano de 2021, foi reeleito com 69,64% dos votos válidos, a maior votação em primeiro turno da história da cidade. Entre as prioridades desse segundo mandato estão construir políticas públicas voltadas à qualidade de vida das pessoas, e, mais especificamente, colocar a primeira infância como prioridade. Leia na íntegra a entrevista que o prefeito concedeu à Revista Prefeitos&Gestões.
P&G: Quais os desafios encontrados no seu primeiro ano de mandato e quais as soluções encontradas para superá-los.
LFM: A primeira providência foi um grande ajuste nas contas públicas em 2017, quando chegamos neste primeiro período de governo. A cidade estava endividada e os serviços públicos deteriorados. Cortamos 30% dos cargos em comissão, reduzimos estruturas, contratos e ajustamos a despesa ao tamanho da arrecadação. Com as contas em dia, podemos assegurar que as prioridades da população, concentradas principalmente nos serviços de saúde, educação, segurança e nas políticas de geração de empregos, possam ter sequência e receber mais investimentos. A cada ano, renovamos o compromisso e temos cumprido na prática a atuação de forma técnica, com foco na gestão orientada para resultados. Os esforços são garantir o aperfeiçoamento contínuo da prestação de serviços e a melhoria na qualidade de vida da população.
P&G: Com crescimento no PIB registrado em 2022 – Jundiaí ocupa a 15ª posição no ranking nacional e a 6ª no Estado. Comente essa conquista.
LFM: Quanto maior o PIB, maior tende a ser o desenvolvimento econômico do município. Costumo dizer com frequência que Jundiaí deve crescer sem deixar ninguém para trás. Então, a avaliação feita sobre esse resultado é sempre com o direcionamento de como transformar esses valores em investimentos sociais para as pessoas que vivem aqui, fazer com que o desenvolvimento econômico impacte positivamente na qualidade de vida das pessoas e prepare as nossas crianças para o futuro desafiador que vem pela frente. A evolução do PIB também confirma a economia forte de Jundiaí que, mesmo em tempos de crise, seguiu em pleno crescimento. Desta forma, o setor privado tem a confirmação de que aqui oferecemos um ambiente seguro para seus investimentos, que geram como resultado novas oportunidades de emprego e renda para a população.
P&G: Hoje, o seu município tem 4º melhor IDH de São Paulo. Fale dos esforços para que Jundiaí chegasse a esse posto.
LFM: Em Jundiaí, o alto IDH mostra que estamos na direção certa ao estruturar as ações de governança a partir de planejamento, indicadores e plano de metas. Uma pessoa com uma boa qualidade de vida e oportunidades torna-se protagonista do desenvolvimento da própria história e da cidade, contribuindo para o crescimento do município. O monitoramento das medidas de governo sempre focado nos resultados coloca Jundiaí em destaque nos principais rankings do país. Entre eles, destaco o de melhor cidade do Estado de São Paulo com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte, além da primeira colocação no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2022”, desenvolvido pela Austing Rating.
P&G: O número de MEIs (Microempreendedores Individuais) deve crescer 30% na cidade, em 2023. O ano de 2022 fechou com 4.435 MEIs licenciados. Como deu-se este crescimento. Quais políticas públicas adotadas?
LFM: O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento local. Portanto, a criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca de Jundiaí. Com a simplificação da máquina pública, investimentos em tecnologia, redução de taxas e impostos e a agilidade para abrir novos negócios, a população sente mais confiança para investir na cidade. Com mais investimentos, o município se torna ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional.
P&G: Pelo quarto ano consecutivo, com 8,48 pontos, a cidade de Jundiaí é líder no Índice de Governança Municipal e, pelo 11º mês seguido, cidade tem saldo positivo de empregos, de acordo com o CAGED. Quais motivos e ações que levaram o município a essas conquistas?
LFM: A primeira colocação do Índice de Governança Municipal é motivo de muito orgulho. Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Jundiaí é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em serviços públicos de qualidade e, ao mesmo tempo, é responsável com as finanças. Uma das principais ferramentas da gestão municipal é o Observatório Jundiaí. Com o objetivo de trazer transparência, o portal foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e traz 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU. Eles revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, obras em tempo real, entre outras.
P&G: Na área de Educação infantil, a cidade se destaca por suas políticas voltadas à primeira infância, com programas como “Escola Inovadora” e “Horta Urbana” e o espaço “Mundo das Crianças”. Fale desses programas e quais tecnologias e incentivos foram direcionados aos professores, alunos e moradores.
LFM: Jundiaí é a Cidade das Crianças porque pensa e age por elas, de olho na construção de um presente e de um futuro em que elas possam ser as protagonistas de novas conquistas sociais. E todas as iniciativas que proporcionem a valorização da Educação e estimulem o bom desenvolvimento das crianças resultam impacto positivo para a sociedade. Sem dúvida, uma cidade boa para as crianças é boa para todos.
O programa Escola Inovadora é um grande exemplo de como as políticas públicas para a infância têm prioridade em Jundiaí. A educação de Jundiaí está sintonizada com os novos tempos, que exigem muito além do conhecimento formal. Além disso, acreditamos, principalmente, no potencial da infância para desenvolver habilidades que serão levadas para o resto da vida. Elas serão fundamentais num mercado de trabalho cada vez mais seletivo e desafiador. As escolas municipais têm a tecnologia em sala de aula, mas as oportunidades de aprendizagem vão muito além, com áreas dedicadas a brincadeiras ao ar livre, focadas no desenvolvimento motor e cognitivo. Todas as escolas têm hortas e alimentos orgânicos no cardápio da merenda.
O Mundo das Crianças é um espaço inovador que reúne o aprendizado, o contato com a natureza, o brincar e o despertar da imaginação tanto nas crianças como nos adultos. Recebemos ali visitantes de todo o Brasil e, até mesmo, de outros países. É uma extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e cumpre, entre os objetivos, o de garantir um espaço destinado à preservação ambiental, ao aprendizado e à diversão, e focado nas crianças.
P&G: De todas essas conquistas, qual foi a mais relevante para o munícipe? Se quiser destacar alguma outra ação do município, fique à vontade.
LFM: Eu dizia na campanha de 2016: “O maior legado de um homem público é investir na educação”. Ainda há muitos desafios, mas, certamente, Jundiaí é melhor hoje do que era quando assumimos a administração municipal. Saímos de uma agenda de crises para uma agenda de investimentos nas principais áreas que promovem o desenvolvimento humano. Já são perceptíveis os resultados construídos e, daqui a dois anos, teremos deixado um legado de ações entregues à nossa população.
“Posso dizer que um dos grandes motivos de orgulho do nosso governo é o fato de que aqui as crianças estão prontas para o futuro. Jundiaí é a Cidade das Crianças, com reconhecimento internacional”