Parcerias

Inovações tecnológicas moldam o cenário da educação no país

Imagem cedida pela SimInova

Robótica Educacional, conceitos de IA e novas abordagens pedagógicas preparam educadores e estudantes para um mundo tecnológico em constante evolução. Com a crescente influência da tecnologia na aprendizagem, compreender a fundo as abordagens inovadoras, os conceitos de inteligência artificial e a aplicação da robótica educacional tornou-se de vital importância para o mundo moderno. Nos últimos anos, a velocidade das mudanças no mercado de trabalho também tem se mostrando impressionante. Relatórios apontam que, em dez anos, 65% das profissões que conhecemos serão impactadas por inteligências artificiais, o que vai provocar uma mudança de paradigma em nossa sociedade, é que sugere pesquisa ligada ao Instituto de Computação Ufal. O setor de tecnologia no Brasil, por exemplo, deve gerar 797 mil vagas de emprego até 2025, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Pesquisas ainda sugerem que o mercado de trabalho nos próximos oito anos, especialmente com foco em tecnologia, aponta para diversas tendências, em especial profissionais com habilidades em programação. Os dados refletem na Educação, onde profissionais que possam desenvolver conteúdo educacional tecnológico e métodos de ensino inovadores serão cada vez mais valorizados, e estudantes com conhecimento em tecnologia terão mais oportunidades.

Robótica Educacional

Nesse cenário, a robótica educacional surge com a proposta de unir teoria e prática nos processos de aprendizado de crianças e jovens, com aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e incentivo a uma série de habilidades interpessoais e técnicas dos estudantes, que irá prepará-los para a área acadêmica e o futuro mercado de trabalho.

A robótica educacional para 2025 trará uma evolução significativa, impulsionada ainda por abordagens pedagógicas. A integração da IA aos programas de robótica, proporcionará experiências mais personalizadas em sala de aula. Além de ensinar habilidades técnicas, a robótica educacional fomenta o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e resolução de conflitos, e interpessoais como colaboração e adaptabilidade essenciais para o futuro do trabalho. E como essa prática chega às escolas públicas?  Esse é o grande desafio. A tecnologia na educação desempenha um papel crucial em modernizar e otimizar o processo de ensino, promovendo um aprendizado mais interativo, colaborativo e centrado no aluno. Implantar essas novas tecnologias que possam contribuir para o acesso universal à educação, reduzindo a desigualdade e promovendo a equidade. A Lei 14.533/2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital (Pned), visa garantir o acesso, sobretudo das populações mais vulneráveis, a recursos, ferramentas e práticas digitais. 

Segundo Ivan Ipólyto, CEO SIM Inova®, empresa especializada em integrar novas tecnologias à educação pública, a robótica educacional tem o propósito de oferecer educação tecnológica de qualidade a todas as pessoas, com atividades que estimulam a criatividade e a capacidade de inovar dos estudantes. “Os recursos tecnológicos, quando bem aplicados, são verdadeiros facilitadores do acompanhamento do desempenho individual de cada aluno e permitem que o processo de aprendizado seja personalizado, de acordo com as facilidades e dificuldades de cada um”, comenta.  

As soluções desenvolvidas pela empresa podem ser utilizadas tanto por governos estaduais quanto municipais, são alinhadas à BNCC e vinculadas a metodologias pertinentes e transformadoras, no qual é possível otimizar e potencializar a atuação do poder público dentro e fora de sala de aula. 

Lógica de Programação e Pensamento Computacional

O pensamento computacional e a lógica de programação estão intimamente ligados à capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar ferramentas da computação e tecnologia em diversas áreas do conhecimento para solucionar problemas, tanto individualmente quanto em equipe. Desenvolver essas habilidades nos estudantes das escolas públicas é fundamental para garantir mais equidade e oportunidades que se refletem ao longo de suas vidas.

Essas habilidades envolvem diversas competências, começando pela lógica, que auxilia na previsão e análise de diferentes situações por meio de deduções e hipóteses. Seguir uma sequência específica de passos é a maneira mais eficiente de entregar uma solução concreta, como na definição de uma série de passos lógicos para a resolução de um problema.

Dividir um problema complexo em partes menores permite encontrar soluções mais simples e detalhadas, um processo conhecido como decomposição, que aprofunda o entendimento do problema. Essa análise permite o reconhecimento de padrões, tornando mais claras as semelhanças em diferentes processos. Com essa visão ampliada, é possível abstrair detalhes desnecessários e focar no ponto central, ou seja, no que realmente importa. Todas essas etapas são essenciais para a criação de critérios e regras de resolução de problemas, processos que fazem parte da proposta pedagógica do programa SIMROBÓTICA®, presente na vida de milhares de estudantes de escolas públicas brasileiras.

Cainã Godoy, gerente de projetos da SIM Inova®, destaca o impacto positivo dessas iniciativas. “Tenho observado como o pensamento computacional e a lógica de programação transformam a educação pública, preparando os alunos para o futuro tecnológico e desenvolvendo habilidades essenciais de resolução de problemas e pensamento crítico”, ressalta.

Essas competências permitem que os estudantes de escolas públicas, através de programas como o SIMROBÓTICA®, obtenham oportunidades antes inacessíveis, tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. “Ao desenvolver e colocar em prática essas habilidades, não só os preparamos para o mercado de trabalho ou para o meio acadêmico, mas também para serem cidadãos inovadores e contribuidores para a sociedade”, ressalta.

SIMROBÓTICA® é o principal programa curricular de educação tecnológica que proporciona a aprendizagem significativa e possibilita que os estudantes do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio desenvolvam competências e habilidades para toda a vida. Essenciais para enriquecer o aprendizado das novas gerações e para os desafios do século XXI, com o SIMROBÓTICA® os estudantes serão estimulados com atividades: Cognitivas, Comportamentais, Comunicativas, Organizacionais e Socioemocionais.

Recursos da educação tecnológica SIMROBÓTICA®

Certificação técnica: Os educadores passam por um processo de certificação que irá prepará-los para mediar as aulas de robótica.

Pasta do estudante: Cada estudante recebe uma pasta com quatro cadernos de atividades de robótica para cada ano letivo.

Orientadores educacionais: As escolas contam com orientadores educacionais especializados em robótica para auxiliá-los em caso de dúvidas e necessidade de suporte.

Acesso qr code: Ambiente digital para os estudantes com conteúdos exclusivos!

APP SIMROBÓTICA® : Os estudantes tem acesso ao passo a passo em 3D dos protótipos, bem como à sua programação.

Guia digital do educador: Para os professores planejarem e se prepararem para as aulas, além de conteúdos adicionais de apoio.

Conjuntos tecnológicos: Os estudantes utilizam kits tecnológicos exclusivos da LEGO® Education.

Sobre a empresa

A SIM Inova® é especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para aprimorar a educação pública brasileira. Os programas auxiliam processos pedagógicos e administrativos, gerando eficiência e excelência em instituições educacionais, promovendo um futuro repleto de oportunidades para todos.

Com atuação nas cinco regiões do país, as soluções da SIM Inova® impactam a vida de milhares de estudantes, educadores, gestores e famílias. Um deles é o programa de robótica educacional, que integra tecnologia nos processos educacionais, proporcionando uma aprendizagem significativa, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. Outro programa educacional que desenvolve é o Trânsito Feliz, com o objetivo de conscientizar estudantes e adultos em relação aos comportamentos preventivos enquanto cidadãos nas mais diversas situações de convivência no trânsito. E também desenvolve o Educação Modelo, um portal digital que integra a gestão de informações e proporciona o alinhamento das unidades escolares, facilitando a gestão pública e a formação continuada, para auxiliar e nortear decisões de micro e macro impacto social.

O Hub de Inovação SIM Inova® está instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba, situado na Avenida Itavuvú, nº 11.777, no Jardim Santa Cecília, em Sorocaba/SP. É possível saber mais sobre a empresa acessando o site www.siminova.com.br

O impulso dado à educação em robótica, seja por meio de iniciativas governamentais, programas escolares, competições ou outros esforços que visam aumentar o interesse e a participação dos alunos na robótica educacional, será o diferencial para gestores entregarem um ensino de qualidade aos alunos da rede municipal

Ivan Ipólyto, CEO SIM Inova®

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Parcerias

Mais de 90% dos municípios adotantes do sim sistema de ensino da FTD superaram a média Brasil do Ideb 2023

  • 11 de outubro de 2024
Imagem cedida pela FTD Resultado foi registrado nos anos iniciais do ensino fundamental em cidades que utilizam a soluções há
Parcerias

Volare Fly 12, um super micro para transportar mais passageiros

  • 11 de outubro de 2024
Imagem cedida pela Volare Modelo inédito pode transportar 47 pessoas, na versão fretamento, e até 64 na versão escolar. A