Destaques

Iniciativa inédita da Fundação Grupo Boticário conecta prefeituras a financiadores de projetos de adaptação climática

Parque Barigui, em Curitiba – Foto Pixabay

Incubadora de Projetos Solução Natureza vai facilitar o financiamento de até 30 projetos urbanos no Brasil, conectando-os com financiadores nacionais e internacionais; inscrições acontecem de 8 de agosto a 8 de setembro

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a C40, e o apoio do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e da Aliança Bioconexão Urbana, lançam a Incubadora de Projetos Solução Natureza, iniciativa voltada para facilitar o financiamento de projetos urbanos que fazem uso da natureza como aliada na adaptação e no enfrentamento da mudança do clima. A chamada pública selecionará até 30 propostas de prefeituras, consórcios municipais e agências metropolitanas no Brasil. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 8 de setembro por meio de formulário online disponível no site Solução Natureza.

O objetivo da Incubadora Solução Natureza é facilitar o acesso de municípios brasileiros ao financiamento nacional e internacional para projetos que tragam soluções sustentáveis no desenvolvimento urbano, como a restauração de ecossistemas e o uso de infraestrutura verde, promovendo cidades mais resilientes e adaptadas ao novo cenário climático.

“A maior parte das cidades ainda aposta exclusivamente em grandes obras de engenharia tradicional para lidar com eventos climáticos extremos, como enchentes e ondas de calor. Entretanto, em muitos casos, a solução está na própria natureza, que pode ser complementar aos projetos convencionais, trazendo benefícios adicionais e com potencial de gerar renda e empregos”, destaca a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Junto às atividades de capacitação para preparação de projetos, as cidades terão oportunidade de apresentá-los aos principais financiadores do desenvolvimento urbano no Brasil, em uma mesa-redonda de investidores de alto nível que acontecerá durante o C40 World Mayors Summit, evento internacional a ser realizado entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, no Rio de Janeiro, como parte do Fórum de Líderes Locais da COP30.

A iniciativa inovadora marca os 35 anos da Fundação Grupo Boticário e poderá ter resultados apresentados durante a COP30. A incubadora oferecerá consultoria especializada gratuita para o desenvolvimento de propostas técnicas, conexão com potenciais financiadores e um evento com investidores. Também haverá acompanhamento técnico posterior ao evento, com apoio na adequação dos projetos a partir de feedbacks das agências financiadoras. “Acreditamos que, dessa forma, vamos ajudar a superar um dos grandes desafios que impedem o ganho de escala no financiamento de projetos urbanos com Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no Brasil”, afirma a diretora executiva global de financiamento climático, conhecimento e parcerias da C40, Andrea Fernandez.

A tecnologia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) já integra diretrizes nacionais como a Lei de Adaptação (lei nº 14.904/2024), o Plano Clima Adaptação e o Programa Cidades Verdes Resilientes. “Nosso objetivo é acelerar o surgimento de bons projetos, pois há interesse das instituições de fomento, mas faltam propostas técnicas bem estruturadas”, afirma Malu.

A paisagista urbana Cecilia Polacow Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), reforça a importância das SBN: “Elas contribuem para o equilíbrio climático, conservação da biodiversidade, qualidade da água, segurança alimentar, saúde e bem-estar da população. Trazer mais natureza para as cidades é essencial para que os sistemas urbanos se tornem sustentáveis e resilientes”, diz.

Jardim de chuva em São Paulo – Crédito Prefeitura de São Paulo

Além da qualidade ambiental, especialistas destacam o impacto direto na vida das pessoas. “Cidades mais verdes e azuis são aliadas da saúde mental e física da população, ao mesmo tempo que enfrentam melhor os desafios do clima”, completa Cecília.

Para saber mais:
O e-book “Cidades do Futuro – As Soluções baseadas na natureza ajudando a enfrentar a emergência climática” apresenta 15 tipologias de SBN mais usadas no Brasil, com exemplos de projetos já implementados e casos de sucesso em diferentes regiões do país e do mundo.

SERVIÇO:
Incubadora de Projetos Solução Natureza
Inscrições:
8 de agosto até as 18h de 8 de setembro pelo site Solução Natureza (http://solucaonatureza.com.br/)
Quem pode participar? Prefeituras, consórcios municipais e agências metropolitanas (verificar a relação de municípios elegíveis no site da iniciativa)
Como se inscrever? Mais informações e inscrições no site Solução Natureza (http://solucaonatureza.com.br/)
Realização: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Parceria: C40 Cities
Apoio: Aliança Bioconexão Urbana e CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos)

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, TikTok).

Parque Orla Piratininga, Niterói, RJ-Crédito Fernando FrazãoAgência Brasil

Sobre a C40

A C40 é uma rede de cerca de 100 prefeitas e prefeitos das principais cidades do mundo, que estão trabalhando para concretizar as medidas urgentes necessárias neste momento, com a finalidade de enfrentar a crise climática e criar um futuro onde todo mundo, em todos os lugares, possa prosperar. As prefeitas e os prefeitos das cidades C40 estão empenhados em usar uma abordagem baseada na ciência e focada nas pessoas para limitar o aquecimento global conforme o Acordo de Paris e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes. Através de um Novo Pacto Sustentável Global, prefeitas e prefeitos estão trabalhando em parceria com uma ampla coligação de representantes do trabalho, das empresas, do movimento juvenil pelo clima e da sociedade civil para ir mais longe e mais rápido do que nunca.  Os presidentes atuais da C40 são o prefeito de Londres, Sadiq Khan, no Reino Unido, e a prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, na Serra Leoa; o ex-prefeito da cidade de Nova York durante três mandatos, Michael R. Bloomberg, é o atual presidente do Conselho. Para saber mais sobre o trabalho da C40 e das nossas cidades, visite o nosso site ou siga-nos no X, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Informações para a imprensa

Fonte: Tamer Comunicação

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º