Destaques

ILUMINAÇÃO PÚBLICA: ABILUX apresenta à Caixa Econômica critérios técnicos para luminárias LED em PPPs municipais.

Imagem cedida pela ABILUX

A ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – promoveu, no dia 28 de janeiro de 2026, reunião técnica com a Gerência Nacional de Desestatização e Parcerias (CEDEP) da Caixa Econômica Federal, unidade responsável pela modelagem de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em municípios de todo o país. O encontro marcou o início da pauta técnica do Programa IP LEGAL para o ano de 2026, com foco na modernização da iluminação pública conforme os critérios da Portaria INMETRO nº 62/2021.

A reunião teve como objetivo institucional apresentar aos estruturadores de modelagens da CAIXA os principais critérios técnicos, normativos e regulatórios que devem constar nos termos de referência de projetos de iluminação pública, especialmente no que se refere à especificação de luminárias viárias LED com desempenho e segurança comprovados. A apresentação foi conduzida pelo Coordenador do Setorial de Iluminação Pública da ABILUX, Emerson Cardoso, que também é um dos responsáveis pela curadoria técnica do Programa IP LEGAL.

A exposição técnica se fundamentou nos documentos de referência produzidos pela ABILUX em conjunto com o IPEM/SP, a saber: o Manual de Defesa dos Municípios na Iluminação Pública e a Cartilha Orientadora para Aquisição de Luminárias LED. Ambos têm sido amplamente utilizados por prefeituras, tribunais de contas e consultores especializados, como referência na estruturação de editais e contratos de concessão de serviços de iluminação.

Durante a reunião, a equipe da ABILUX alertou para a recorrente confusão entre a vida útil do LED como componente (informada em 50.000 horas nos ensaios LM-80) e a vida útil da luminária como um todo (que deve considerar o conjunto ótico, o driver, o corpo da luminária e suas condições reais de operação). Este ponto foi detalhado na Nota Técnica nº 009/2025, a qual esclarece que não se pode transferir diretamente a vida útil do LED para a luminária completa sem que haja ensaios adicionais e modelos de extrapolação de dados validados.

Outro alerta fundamental apresentado durante o encontro diz respeito à segurança elétrica das luminárias viárias. A Nota Técnica nº 010/2025 – também publicada pelo Programa IP LEGAL – evidencia os riscos associados ao uso de drivers não-isolados, que têm sido identificados em alguns editais e projetos como opção técnica, apesar de sua inadequação ao ambiente externo e dos riscos que representam ao operador da rede, ao consumidor e à confiabilidade da instalação. A ABILUX reforçou que a segurança elétrica deve ser prioridade inegociável em qualquer projeto de iluminação pública.

A equipe técnica da Caixa Econômica Federal participou ativamente da reunião, representada por seus estruturadores Rafael Moreira Messias, Wolney Roberto Schwarz, Cláudio Alberto de Salvo Mose, e Gustavo Busanelli. Os participantes demonstraram interesse no aprofundamento dos critérios de desempenho e segurança e receberam com atenção as orientações da ABILUX sobre como qualificar os documentos técnicos utilizados nas modelagens dos projetos de concessão.

O diálogo reafirmou a importância de integrar conhecimento técnico-industrial aos instrumentos de planejamento e contratação utilizados pela CAIXA e pelos entes federativos. Ao promover esse alinhamento, busca-se evitar falhas na especificação, proteger os recursos públicos, garantir a eficiência energética contratada e assegurar que os produtos adquiridos estejam devidamente certificados e em conformidade com os padrões exigidos pelo INMETRO e por normas internacionais.

A ABILUX seguirá acompanhando e contribuindo tecnicamente com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e demais agentes públicos envolvidos em projetos de modernização da iluminação pública. O Programa IP LEGAL, em sua 12ª fase, seguirá promovendo encontros, publicações e iniciativas orientadas à integridade técnica, jurídica e regulatória dos processos de aquisição de luminárias LED, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a segurança nas cidades brasileiras.

Sobre a ABILUX

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX) representa e defende os interesses das indústrias brasileiras de iluminação, atuando de forma ativa na formulação de normas técnicas e de políticas públicas para o setor. Além disso, promove o desenvolvimento tecnológico, o fortalecimento da competitividade e a sustentabilidade da indústria nacional, bem como o fomento a negócios nos mercados nacional e internacional.

Fonte: ABILUX

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º