Destaques

Governo decreta GLO em Belém para proteção da COP30

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Operação mobiliza 8 mil militares em Belém, Altamira e Tucuruí para reforçar a segurança do evento climático.

Congresso em Foco

3/11/2025 15:51

O presidente Lula decretou nesta segunda-feira (3) a deflagração de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado do Pará para garantir a segurança da COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro. O decreto autoriza o emprego das Forças Armadas até o dia 23.

Cerca de 8 mil militares serão mobilizados para proteger áreas estratégicas da capital paraense, incluindo o perímetro externo do Parque da Cidade, o Aeroporto Internacional Val-de-Cans, os portos de Belém, Outeiro e Miramar, além de subestações de energia e sistemas de abastecimento de água.

Militares deverão reforçar a segurança da capital paraense durante a conferência internacional.

Militares deverão reforçar a segurança da capital paraense durante a conferência internacional.Filipe Bispo /Fotoarena/Folhapress

O plano também abrange o entorno das usinas de Tucuruí e Belo Monte no interior do Estado, consideradas infraestruturas críticas, e prevê atuação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A operação envolve a coordenação entre os ministérios da Defesa, Justiça e Gabinete de Segurança Institucional. As tropas também poderão atuar em áreas adjacentes e vias de acesso usadas por delegações internacionais. O decreto detalha ainda a cobertura de áreas fluviais estratégicas, como o Rio Pará e a Baía do Guajará, fundamentais para o transporte e a segurança durante a conferência.

A operação foi deflagrada a pedido do próprio governador do Pará, Helder Barbalho, para assegurar a proteção das cerca de 170 delegações e 140 chefes de Estado esperados para a conferência. Esta não é a primeira vez que uma GLO é realizada para a proteção de eventos internacionais: o mesmo foi feito em 2024 durante a reunião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Veja a íntegra do decreto de deflagração da GLO.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º