Destaques

Educadores brasileiros viajam à Finlândia e Estônia para práticas imersivas em modelos de excelência escolar  

 

Foto cedida pela FTD-Crédito shutterstock_divulgação

Programa de imersão internacional reúne gestores e lideranças do setor em visitas técnicas a países referência em equidade, inovação educacional e indicadores de resultados como o Pisa  

Enquanto o Brasil discute os desafios de aprendizagem e busca caminhos para melhorar a qualidade da educação, um grupo de gestores escolares e lideranças brasileiras parte em outubro para a Finlândia e a Estônia.

A iniciativa de conhecer os modelos educacionais desses países integra uma imersão internacional organizada pela Futuro Eventos, empresa com 30 anos de experiência em programas globais de formação, e conta com a chancela da FTD Educação. O programa pretende oferecer aos participantes contato direto com escolas, especialistas e políticas públicas que transformaram esses sistemas educacionais em modelos de excelência.

Os dois países são referência global em inovação, equidade escolar e indicadores de resultados de aprendizagem, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), que mede o desempenho de estudantes de 15 anos em Matemática, Leitura e Ciências.

Na prova aplicada em 81 países, ambos estão no top 10: a Estônia teve destaque nas três áreas de conhecimento, com a sexta colocação em Leitura e Ciências e sétima em Matemática. Finlândia ficou em nono no ranking de Ciências.

Na última avaliação do Pisa, o Brasil ficou na sétima posição entre os países da América Latina. Mas na classificação geral, em Matemática, o país ficou na 65ª colocação, bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo programa.

Aplicado a cada 3 anos, os resultados são do Pisa 2022, divulgado em 2023. O próximo ranking deverá ser apresentado em 2026 e terá uma novidade: vai começar a medir, também, as habilidades digitais dos estudantes.

Foto cedida pela FTD-Crédito shutterstock_divulgação

“Vamos buscar novas referências e modelos de educação para compreender de que forma o meio digital e o letramento tecnológico podem contribuir para que o Brasil avance no Pisa. Queremos identificar aprendizados que possam ser aplicados ou adaptados à nossa realidade, levando em conta diferentes culturas, hemisférios e contextos. O propósito é descobrir o que faz sentido para nós e para a nossa educação”, afirma Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação, empresa de soluções educacionais com mais de 120 anos de história, que integra o Champagnat Global, instituição presente em mais de 80 países, nos 5 continentes e em mais de 600 escolas. O executivo vai integrar o grupo que visitará a Estônia.

Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação- Foto cedida pela FTD

“Na Estônia, a digitalização das escolas, a autonomia dos professores e a personalização do aprendizado são pilares fundamentais de uma revolução educacional que transformou o país no mais digital da Europa. Conhecer de perto esse sistema ágil e conectado é uma oportunidade única de reflexão e inspiração”, afirma Ricardo Tavares.

Imersão internacional

As agendas da Imersão Futuro na Finlândia e Estônia incluem visitas técnicas exclusivas a instituições de ensino, reuniões com autoridades locais, debates com pesquisadores e atividades culturais que visam ampliar a compreensão sobre como esses países alcançaram índices elevados de aprendizagem e bem-estar estudantil. Mais do que observar, a proposta é criar um espaço de reflexão para adaptação de boas práticas ao contexto das escolas brasileiras.

O grupo, com cerca de 50 participantes, é formado por um público diverso, que vai de mantenedores de instituições de ensino, prefeitos, secretários municipais e estaduais de educação, a autoridades públicas, ONGs, empresas, edtechs, startups, consultorias e lideranças acadêmicas. Professores de redes públicas e privadas também integram a delegação, garantindo uma troca de experiências rica e plural.

A FTD Educação, que levará clientes estratégicos, reforça com a iniciativa seu posicionamento como parceira de excelência em soluções educacionais. Além do diretor-geral, a empresa será representada por Caroline Franco Dias, gerente de desenvolvimento educacional da educação pública, presente nas duas imersões.

“A Finlândia é reconhecida como o país mais feliz do mundo e tem na educação a base de sua cultura. O que buscamos nesta imersão é identificar práticas escaláveis e adaptáveis à realidade brasileira, especialmente no campo da valorização dos professores e nos modelos de avaliação diferenciados. Nosso objetivo é ampliar o repertório da FTD Educação para a área pública e trazer, na bagagem, boas referências que possam ser multiplicadas em nosso país”, destaca Caroline Franco Dias, da FTD Educação.

As imersões internacionais da Futuro Eventos têm como propósito capacitar educadores e gestores, promover networking internacional e estimular uma mudança de mentalidade. Além de conhecimento técnico, o programa inclui transformação pessoal, experiências culturais e a ampliação da visão de futuro para quem atua no setor educacional.

“Com esta iniciativa, a FTD Educação reafirma seu compromisso de ser uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, além de reforçar sua missão de conectar histórias e construir futuros, apoiando instituições brasileiras na busca por modelos educacionais mais inclusivos, inovadores e eficazes”, completa Ricardo Tavares.

Datas das imersões

  • Finlândia: 5 a 11 de outubro de 2025
  • Estônia: 12 a 18 de outubro de 2025

Sobre a FTD Educação 

Ftd.com.br

Há mais de 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos histórias. Construímos futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, estudantes, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma Educação completa.

Assessoria de Comunicação – FTD Educação Andrea Martins – assessoria@ftd.com.br –(11) 98383 6191

Fonte: FTD

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º