Sustentabilidade

Da sala de aula para o futuro da indústria: jovens levam a COP 30 para Minas e inovam na descarbonização do transporte

Confira os três projetos finalistas do Desafio para a Descarbonização, iniciativa do Iveco Group em parceria com o SENAI-MG que mobilizou quase 5 mil jovens

Com papel estratégico no transporte rodoviário nacional, Minas Gerais é uma potência em inovação quando o tema é transição energética em larga escala. Nesse movimento, a educação assume papel central ao formar novas gerações capazes de transformar o modo de produzir, pensar e agir diante dos desafios da sustentabilidade. De olho nesse potencial, o SENAI-MG, o maior hub de educação técnica para a indústria, e o Iveco Group, a única empresa da América Latina a contar com um portfólio 100% impulsionado por energias alternativas, uniram forças para lançar o Desafio para a Descarbonização nesta quarta-feira (19/10) no SENAI Horto em Belo Horizonte (MG).

Esse é o maior projeto de formação industrial com foco em sustentabilidade do Brasil, e leva o assunto para o centro do debate no ano de COP30. Realizada entre agosto e outubro, a iniciativa mobilizou quase 5 mil jovens em busca de soluções em frentes como economia circular, pegada de carbono e segurança, capazes de reduzir emissões e impulsionar a transição rumo ao carbono zero.

De acordo com Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, o desafio foi lançado 4 meses atrás “O objetivo foi estarmos em pauta com a Cop-30 e envolver os alunos com essa temática: desafio da descarbonização focada na cadeia de suprimentos. O legado que fica é que levamos esse tema para 5 mil alunos. Esperamos que, ao chegarem na indústria, esses alunos desenvolvam projetos com foco na descarbonização ou minimamente entendam a relevância do assunto. É importante lembrar que os 5 mil alunos vão trabalhar nos mais diversos setores da indústria. Inclusive percebemos a necessidade de incluirmos esse tema na ementa do curso técnico”, ressaltou Aloysio.

Entre as mil propostas apresentadas, surgiram desde soluções integradas aos caminhões IVECO que alimentam sistemas elétricos periféricos a energia solar até a reengenharia sustentável de peças plásticas.

Após um criterioso processo seletivo envolvendo especialistas do SENAI-MG e do Iveco Group, e fase de aceleração, os três projetos mais inovadores seguem para a última etapa. As propostas que se destacaram vão expor protótipos que simulam o funcionamento das tecnologias, garantindo alinhamento com critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático. de projetos que concorrem à final

SENAI Araxá – A proposta transforma o escapamento dos caminhões a diesel em um aliado da descarbonização, capturando CO₂ diretamente na fonte. O sistema utiliza cartuchos à base de óxido de magnésio (MgO), material durável e reciclável, que permite regeneração e reaproveitamento do CO₂ em aplicações industriais.

SENAI Itabirito – O projeto cria um sistema de frenagem regenerativa para caminhões pesados, capaz de converter energia cinética em elétrica e armazená-la em baterias. O resultado é menor consumo de diesel, redução de emissões e mais eficiência na operação.

SENAI Nova Lima – A solução propõe sensores inteligentes nos tanques de combustível, que monitoram a qualidade do diesel e sinalizam, por cores, o nível de adequação para uso. O sistema evita o consumo de combustível contaminado e contribui para uma operação mais sustentável e segura.

Para Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a aliança entre educação técnica de qualidade e inovação é estratégica para a indústria que tem que se transformar diante de um cenário de mudanças climáticas. “Para nós, a sustentabilidade não é um discurso de futuro. É uma estratégia de negócio e redução de custos. Essa estratégia deve passar pelo desenvolvimento de pessoas para, de fato, mantermos a eficiência e reduzirmos as emissões”.

“A inovação e a sustentabilidade são habilidades fundamentais para quem quer se destacar na indústria atual, que exige um alinhamento ao campo da sustentabilidade”, ressalta Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG.

SENAI Horto

O local, recém lançado, é a primeira sede da Iveco Academy na América Latina, e não poderia ser mais estratégico para a iniciativa: o centro de treinamentos reúne tecnologia e funcionalidade, e prepara profissionais com o que há de melhor da montadora IVECO, reconhecida como a montadora mais inovadora do Brasil, e da FPT Industrial, marca powertrain que desenvolve motores com propulsões multi energéticas, incluindo energias renováveis como etanol, biometano e elétrico.

Iveco Group N.V. (EXM: IVG) lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As sete marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega 36.000 pessoas em todo o mundo e possui 19 unidades industriais e 31 centros de P&D. Mais informações estão disponíveis no site da empresa www.ivecogroup.com

Imprensa | Jornalismo
FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
55 (31) 3263-4444 | 7753 | 4555 | 4512 | 4449
jornalismo@fiemg.com.br

A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.
FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Sustentabilidade

Projeto incentiva startups com foco em sustentabilidade

Crédito foto Lailson Bandeira O Senado irá analisar um projeto (PLP 117/2024), que propõe alterar o Marco Legal das Startups
Sustentabilidade

Ministério do Meio Ambiente apoia programas e projetos sustentáveis

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom Em consonância com a implementação de normas, de estratégias e das políticas públicas ambientais de forma transversal,