Destaques

Apoio Escolar Comissão aprova novas regras para apoio a alunos com deficiência

Foto Tomaz Silva/Agência Brasil-Foto divulgação

Proposta cria parâmetros para suporte individualizado e amplia a atuação de profissionais especializados na rede de ensino.

Congresso em Foco

17/11/2025 18:30

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3.205/2021, que estabelece novas diretrizes para a atuação dos profissionais de apoio a estudantes com deficiência nas escolas de ensino público e privadas.

De acordo com a proposta, o profissional de apoio escolar será responsável por atividades de suporte à alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência, em instituições de ensino públicas e privadas, em todos os níveis e modalidades, conforme previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência (13.146/2015). Exige-se formação inicial de nível médio e qualificação profissional específica para o exercício da função.

Proposta cria a figura do professor do atendimento educacional especializado.

Proposta cria a figura do professor do atendimento educacional especializado.Freepik

O projeto também cria a figura do professor do atendimento educacional especializado, cuja atribuição é o apoio pedagógico, incluindo a adaptação de conteúdos e materiais didáticos às necessidades do estudante com deficiência.

A avaliação da necessidade de ambos os profissionais será conduzida por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, adotando uma abordagem biopsicossocial que considere os impedimentos nas funções e estruturas do corpo, os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais, a limitação no desempenho de atividades e a restrição de participação.

O texto também enfatiza a importância da acessibilidade para toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, profissionais da educação e demais membros, garantindo o acesso às edificações, ambientes, materiais pedagógicos e recursos necessários para a inclusão efetiva.

A comissão aprovou o parecer do relator, deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ), que elaborou substitutivo para a proposta, de autoria do senador Romário (PL-RJ).

O projeto, já aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Caso a CCJ confirme as alterações, a proposta retornará ao Senado antes de ser encaminhada à sanção presidencial. Para se tornar lei, o projeto necessita de aprovação em ambas as casas do Congresso Nacional.

Confira a íntegra da proposta.

Fonte: Congresso em Foco

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º