Imagem cedida pelo cliente
Plataforma combina inteligência artificial, dados epidemiológicos e análises ambientais e territoriais para antecipar riscos, sugerir ações e otimizar recursos na saúde pública
O Brasil enfrenta, ano após ano, um dos maiores desafios de saúde pública do país: o controle da dengue. Com a expansão urbana desordenada, as mudanças climáticas, a alta mobilidade populacional e as limitações operacionais e orçamentárias, gestores públicos precisam tomar decisões rápidas e precisas para alocar seus recursos — muitas vezes com dados fragmentados, incompletos e não correlacionados.
É nesse contexto que nasce o Flyttr™ Dengue, uma plataforma online que combina aprendizado de máquina e conhecimento epidemiológico, aliados a visualizações geoespaciais que mostram padrões ocultos e permitem respostas rápidas e apoiadas por dados. Além disso, Flyttr™ Dengue oferece uma ferramenta de consulta baseada em agentes de IA treinados com dados de alta qualidade para responder perguntas, gerar relatórios e simular cenários em linguagem simples e acessível. E, como problemas complexos demandam análise crítica humana, a plataforma conta com a supervisão de especialistas em entomologia, controle vetorial, ciência de dados, sistemas digitais e desenvolvimento de produtos para endossar a previsão do risco de mosquitos e de casos de dengue com até oito semanas de antecedência, apoiar o planejamento de ações e fortalecer a tomada de decisão baseada em evidências.
Desenvolvida para governos e instituições públicas, a plataforma oferece uma nova camada de inteligência estratégica para o enfrentamento da dengue, permitindo que estados e municípios atuem de forma proativa, e não apenas reativa, diante das crescentes epidemias.

Imagem cedida pelo cliente
Inteligência para antecipar, planejar e agir com mais eficiência
Flyttr™ Dengue integra um amplo conjunto de dados — epidemiológicos, ambientais, meteorológicos, demográficos, socioeconômicos, imagens de satélite, histórico de casos de dengue e dados de mobilidade urbana — atualizados várias vezes ao dia. A partir dessa base, a plataforma gera previsões de risco, mapas interativos e análises preditivas, com diferentes níveis de granularidade: de estados e municípios até bairros e até o nível predial. É uma ferramenta poderosa para o planejamento de ações de prevenção e gerenciamento e direcionamento de recursos de combate à dengue.
Para gestores públicos, isso significa poder prever onde e quando o risco será maior, priorizar áreas com maior vulnerabilidade, redirecionar equipes de campo, planejar campanhas de conscientização e otimizar a alocação de recursos antes do aumento dos casos.
Além das previsões, o agente de IA de Flyttr™ Dengue pode sugerir recomendações de ação, considerando o contexto local e os recursos disponíveis, como estratégias de controle vetorial, priorização de áreas e medidas preventivas.
Apoio direto à gestão municipal e estadual
A plataforma cobre mais de 5.000 municípios brasileiros, mapeando uma área de impacto que representa cerca de 200 milhões de pessoas. O acesso é feito diretamente pelo navegador, sem necessidade de instalação de aplicativos, e pode ser realizado tanto pelo computador quanto pelo celular.
Entre os principais usos para o setor público estão:
- Planejamento antecipado de ações de combate ao Aedes aegypti;
- Priorização de bairros e microáreas para intervenções em campo;
- Apoio à definição de políticas públicas baseadas em evidências;
- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde;
Geração de relatórios, gráficos e análises para embasar decisões e comunicações oficiais.

Imagem cedida pelo cliente
A interface foi desenhada para ser intuitiva, permitindo que equipes técnicas e não técnicas consigam interpretar mapas, previsões e recomendações com facilidade. O Flyttr™ Dengue também oferece treinamentos e personalizações, de acordo com o modelo de assinatura escolhido.
Decisões mais inteligentes para proteger a população
Ao transformar grandes volumes de dados em recomendações práticas, o Flyttr™ Dengue ajuda gestores públicos a migrar de um modelo de resposta emergencial para uma lógica de prevenção, planejamento e eficiência operacional.
Em um cenário de recursos limitados e alta pressão sobre o sistema de saúde, a plataforma se apresenta como uma aliada estratégica para quem precisa tomar decisões rápidas, justificar investimentos e maximizar o impacto das ações de combate à dengue.
Mais informações e solicitação de demonstração estão disponíveis em flyttr.com/pt.

