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PREMIAÇÃO RECONHECE PROJETOS INOVADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

COM MAIS DE 400 TRABALHOS INSCRITOS, PRÊMIO EDUCADOR FTD EDUCAÇÃO DESTACA INICIATIVAS QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM E FORTALECEM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

 

A valorização dos professores é um caminho essencial para evitar um apagão de profissionais na educação. A desvalorização da carreira docente ameaça provocar um déficit de 235 mil educadores até 2040, o que pode comprometer seriamente a qualidade do ensino no Brasil. Vale destacar que o reconhecimento do professor não se restringe apenas à questão salarial, mas também à valorização e ao apoio social e profissional, à oferta de formação continuada e à melhoria da infraestrutura escolar.

Um movimento essencial para motivar os docentes é o reconhecimento público de boas práticas educacionais. O Prêmio Educador FTD Educação, promovido pela FTD Educação e entregue no primeiro trimestre do ano, é um exemplo nesse sentido.

Nessa primeira edição, mais de 400 projetos transformadores foram inscritos, de escolas parceiras, públicas e particulares, da FTD em todo o Brasil. Entre os 12 projetos vencedores, 6 foram desenvolvidos por professores da rede pública municipal de cidades como Cerquilho (SP), Erechim (RS), Águas de Santa Bárbara (SP) e Bariri (SP). As cidades são parceiras da FTD Educação na adoção de sistemas estruturados de ensino, como o SIM Sistema de Ensino.

“O protagonismo da educação pública no Prêmio Educador FTD reforça nossa convicção de que é possível transformar realidades por meio do ensino de qualidade. Os educadores de Erechim, Cerquilho e de outros municípios parceiros representam milhares de profissionais que, com dedicação e inovação, impactam a vida de seus alunos todos os dias”, analisa Alcimar Ramos da Silva, diretor de Negócios do Mercado Público da FTD Educação.

Alfabetização, inclusão e cidadania

O protagonismo infantil e a formação leitora foram os pilares do projeto “Contando, encantando e reencantando as histórias e ampliando os saberes”, desenvolvido pela professora Ingrid Lopes de Araújo Oliveira na Escola Municipal Luigi Luvizotto, em Cerquilho (SP). A iniciativa, que envolveu alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, foi a vencedora do Prêmio Educador FTD Educação na categoria Literatura. O projeto, implementado em 2023 e 2024, levou o Prêmio Destaque e a professora foi contemplada com uma viagem pedagógica internacional para Londres – ela irá, com a delegação brasileira, visitar a Bett UK, em 2026, um dos maiores eventos educacionais do mundo.

Com foco na alfabetização, inclusão e cidadania, o projeto da professora de Cerquilho utilizou a literatura infantil para estimular o engajamento dos estudantes e promover uma aprendizagem lúdica e significativa, incentivando os alunos a participarem ativamente de seu aprendizado por meio da literatura, utilizando obras literárias do acervo da FTD entregues na escola. Os resultados foram expressivos:  a maioria das crianças atingiu o nível alfabético antes do esperado, demonstrando avanços na fluência e compreensão leitora.

“No projeto, trabalhamos temas como meio ambiente, incentivo à leitura, respeito e empatia com o outro, fazendo com que as crianças pudessem alcançar a fluência na leitura e a alfabetização plena. Em 2023, até o mês de novembro, 90% das crianças estavam alfabetizadas. Em 2024, até novembro, 86% dos alunos estavam alfabetizados utilizando o acervo de livros. São resultados significativos na minha vida e na vida das crianças”

Professora Ingrid Lopes de Araújo Oliveira, Cerquilho, SP

“Este prêmio é uma oportunidade para reconhecer e destacar iniciativas que estão alinhadas com as tendências educacionais mais modernas, ao mesmo tempo em que promovem mudanças significativas nas comunidades escolares. O projeto vencedor em Literatura reforça a importância dos livros infantis para a formação de leitores críticos e cidadãos engajados, promovendo um ambiente escolar inclusivo, estimulante e alinhado às diretrizes educacionais contemporâneas”, analisa Cintia Lapa, diretora de Conteúdo e Performance Educacional da FTD Educação.

Conheça os outros 5 projetos da área pública vencedores do Prêmio Educador FTD Educação e acesse todos os projetos ganhadores no site: https://campanhas.ftd.com.br/premio-educador-ftd-2024-projetos-finalistas

ALÉM DAS LETRAS

Na categoria Avaliação de Desempenho Educacional – Rede Pública, a professora Meire Cristina Fiuza, da EMEF Professora Joseane Bianco (Bariri – SP), criou o projeto “Além das Letras”, que alia avaliação e alfabetização. A proposta busca tornar a avaliação um instrumento de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita, especialmente para estudantes com mais dificuldades.

“Avaliar pontualmente o desempenho dos alunos e realizar intervenções personalizadas torna o cotidiano escolar e a prática docente muito mais eficaz. Essa abordagem permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades de leitura a partir de um acompanhamento contínuo e direcionado feito pelo professor. No meu projeto, o diferencial esteve justamente em partir de resultados objetivos — os diagnósticos — para então construir uma estratégia personalizada para cada turma, respeitando suas especificidades de forma subjetiva. Além disso, me preocupei em tornar esse processo atrativo, dando um propósito claro à aprendizagem. Acredito que essa intencionalidade foi fundamental para garantir que nenhum aluno ficasse para trás”

 

TODOS CONTRA A DENGUE

Desenvolvido ao longo de dois anos com turmas do 6º e 7º anos da EMEF Luiz Badalotti, em Erechim (RS), o projeto “Todos contra a Dengue” uniu educação, ciência e cidadania para sensibilizar estudantes e engajar a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. Reconhecido por sua relevância, o projeto rendeu à professora Catia Regina Scariot o prêmio Educador FTD Educação na categoria STEAM – Rede Pública. A iniciativa incluiu desde campanhas educativas e distribuição de panfletos até a realização de palestras, jogos, ações de coleta de lixo e apresentações artísticas. A experiência promoveu mudanças concretas no comportamento dos alunos e de suas famílias em relação à prevenção da dengue.

“É fundamental que os projetos escolares partam de problemas reais da comunidade. Foi um desafio, mas conseguimos construir algo significativo, que uniu aprendizagem e transformação social”

Professora Catia Regina Scariot, Erechim (RS)

 

EXERCENDO O PROTAGONISMO

O projeto “Exercendo o protagonismo na Feira do Produtor na escola: a educação financeira pelo olhar de estudantes do 1º ano” conquistou o Prêmio Educador FTD Educação, na categoria ESG – Rede Pública. Desenvolvido com turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na EMEF Luiz Badalotti, em Erechim (RS), o projeto abordou temas como educação financeira, consumo consciente e sustentabilidade, com foco na participação ativa dos alunos na feira do produtor da escola. A iniciativa incentivou o uso prático do dinheiro, a valorização da agricultura familiar e o cuidado com o meio ambiente. As atividades contaram com apoio dos materiais didáticos da FTD Educação e recursos da plataforma iônica.

“O mais gratificante na realização deste projeto foi ver o impacto real que causou em todos os seus envolvidos: estudantes, famílias, produtores rurais locais, comunidade escolar como um todo e, sem sombra de dúvidas, em mim, como professora”

Professora Jordana Zawierucka Bressan, Erechim (RS)

 

CLOTHING SHOW

Na EMEF Paulo Aparecido Silvério, em Águas de Santa Bárbara (SP), alunos dos 5º anos protagonizaram um projeto que uniu o ensino da língua inglesa a práticas de solidariedade, sustentabilidade e integração comunitária. Intitulado “Clothing Show: Sow solidarity and reap happiness” (Show de roupas: Semeie solidariedade e colha felicidade), o projeto, idealizado pela professora Vanessa Aparecida Minetto, conquistou o prêmio da FTD na categoria Língua Inglesa – Rede Pública.

A iniciativa começou com a introdução de vocabulário relacionado a roupas, seguida por jogos interativos, atividades de escrita, escuta e fala, e discussões sobre o destino de roupas usadas. Em casa, os alunos organizaram doações e confeccionaram peças recicladas para um desfile bilíngue, promovido durante a Semana Literária da escola.

“O projeto foi crucial, pois além de ensinar a língua inglesa de forma interativa e significativa, estimulou a criatividade, a solidariedade, a cooperação, o respeito, a empatia, a consciência ambiental, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos e responsáveis preparados para um mundo globalizado”

Professora Vanessa Minetto, Águas de Santa Bárbara (SP)

 

MATEMÁTICA NO COTIDIANO

Com o objetivo de aproximar a matemática do cotidiano dos estudantes e valorizar o protagonismo estudantil, o projeto “Estudantes Protagonistas: revisando conteúdos matemáticos por meio da elaboração de problemas a partir de situações do cotidiano e resolução dos mesmos na Plataforma ionica” foi desenvolvido com uma turma do Ensino Fundamental na EMEF Luiz Badalotti, em Erechim (RS), envolvendo também a participação ativa das famílias. A proposta consistiu na elaboração de problemas matemáticos baseados em situações reais vividas pelos próprios alunos, incentivando o uso de conceitos aprendidos em sala de aula para analisar, criar e resolver situações do dia a dia. O projeto conquistou o prêmio Educador FTD Educação na categoria Ionica – Rede Pública.

 

“Esse projeto teve o intuito de levar os estudantes, em parceria com suas famílias, a fazer uso da matemática para elaborar e solucionar problemas que tivessem como contexto a realidade onde vivem e, assim, poderem perceber o quanto a matemática está presente no nosso cotidiano”

Professora Tatiélie Carla Costella Simoni, Erechim (RS)

“O protagonismo da educação pública no Prêmio Educador FTD reforça nossa convicção de que é possível transformar realidades por meio de ensino de qualidade.

Alcimar Ramos da Silva, diretor de Negócios do Mercado Público da FTD Educação

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