CASE DE RECIFE MOSTRA COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VIROU PILAR DE GOVERNOS DIGITAIS
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como o setor público atende a população. Governos ao redor do mundo têm investido em soluções baseadas em IA para aprimorar serviços, aumentar a eficiência operacional e aproximar-se da população, garantindo acesso rápido aos direitos do cidadão, antes mesmo dele pedir. A cidade de Recife surge como destaque nesse cenário, com tecnologias que revolucionam a gestão pública. Não se trata apenas de um prefeito ativo nas redes, mas de um governo digital que oferece serviços municipais a um clique.
João Campos, prefeito da capital pernambucana, em recente entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, abordou o tema: “É preciso construir um governo em rede, não é apenas um governo que tem rede social e um prefeito que tem rede social. É você jogar essa lógica digital para a gestão. Hoje, 87% dos serviços da prefeitura são digitalizados. O Recife é hoje a cidade que mais manda whatsapp no mundo e nenhuma delas com propaganda, porque a melhor propaganda é um serviço bem feito”, conclui.
Rafael Figueiredo Bezerra foi o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife (Secti) que liderou esse movimento no município. Ele destaca: “A IA nos permite automatizar processos burocráticos, reduzir filas, melhorar o acesso à informação e oferecer serviços mais eficientes para a população”. Ainda segundo Rafael Figueiredo, “o maior ganho é aproximar o cidadão do Estado, com serviços mais ágeis e humanos”.
Da crise à inovação
Em 2021, Recife criou em 5 dias um sistema de vacinação digital que virou modelo nacional
Em janeiro de 2021, enquanto o Brasil superava 200 mil mortes por Covid, Recife encarava um desafio: vacinar milhões em meio ao caos. “Precisávamos de um sistema digital em cinco dias”, relembra o prefeito João Campos no REC’n’Play 2023. A equipe criou a solução no prazo, e o Conecta Recife – que já existia como rede de Wi-Fi gratuito – tornou-se a porta de entrada única para serviços municipais. Em meses, os cadastros saltaram de 8 mil para 1,7 milhão.
“Na pandemia, eu sabia que a gente precisava fazer um processo organizado. Recife saiu na frente com uma plataforma que unificou agendamento, cadastro e comunicação – tudo on-line. A gente sabia que teria que vacinar todo mundo e pensamos logo em como organizar isso. Em reunião com a equipe, pedi um sistema de vacinação digital para ser feito em cinco dias, um grande desafio para o grupo, mas eles conseguiram fazer o sistema em poucos dias. Percebemos que o cidadão precisava de um único acesso aos serviços, não vários aplicativos isolados. Como o Conecta Recife já existia, como a rede de wifi gratuita da cidade, a gente o utilizou. O sistema saltou de 8 mil para 1,7 milhão de cadastros em pouco tempo”, afirmou
O Portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife reúne os mais de 700 serviços municipais em uma única plataforma. O portal foi construído com o objetivo de centralizar as informações e proporcionar uma maneira mais simples e rápida do cidadão acionar os serviços prestados pela Prefeitura.
Direitos entregues, não solicitados
Hoje, o WhatsApp é peça-chave
Recife lidera o ranking mundial de mensagens enviadas pelo poder público. “Antes mesmo do cidadão pedir, entregamos seu direito”, disse João Campos ao Roda Viva. Exemplo? O Cartão do Idoso, concedido automaticamente. Até vacinas infantis são lembradas via mensagem aos pais (com consentimento da LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados). “Não falamos de ‘três cliques’, mas de ‘zero clique’: o serviço chega ao cidadão antes mesmo da demanda. Governo digital é transparência e comunicação não violenta”, enfatizou o prefeito.
IAUPE: o braço tecnológico que impulsiona a revolução digital nos governos
Do Ceará ao MDS: como o IAUPE virou referência em inovação para ministérios, estados e municípios
O IAUPE (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco) é um dos que fazem a mágica acontecer na transformação digital, apoiando o `Conecta’, que está redefinindo os padrões de eficiência na gestão pública brasileira. Especializada em transformar desafios complexos em soluções digitais, a instituição combina expertise técnica com um profundo entendimento das necessidades do setor público.
Parceria que acelera resultados
Um dos diferenciais do IAUPE é sua colaboração estratégica com a Microtarget, empresa líder em inteligência de dados. Juntas, desenvolveram:
. Chatbots inteligentes para atendimento humanizado via WhatsApp;
. Soluções proativas que antecipam demandas da população;
. Plataformas integradas que reduzem burocracia em serviços essenciais.
“Nossa vocação é traduzir políticas públicas em tecnologia que chegue de fato ao cidadão”, destaca Pedro Falcão, presidente do IAUPE. O IAUPE já levou sua expertise para o governo do Ceará e também para o Ministério do Desenvolvimento Social.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Um case de sucesso do IAUPE é o ‘Conexão Cidadã’, que foi premiado neste ano pela Turn.io (plataforma global de soluções para WhatsApp). Desenvolvido para o Ministério do Desenvolvimento Social, o projeto usa IA para engajar cidadãos em programas sociais – e superou iniciativas de países como Índia e Colômbia.
O Futuro da Comunicação Pública com IA
Especialistas apontam que inteligência artificial não é só eficiência, mas a única chance de reconectar governos e população em um mundo de excesso de informação
Se antes a comunicação pública se resumia a divulgar obras ou discursos, hoje a inteligência artificial exige um novo paradigma: entregar direitos sem que o cidadão precise pedir. Para especialistas, essa não é uma tendência, mas a única forma de governos sobreviverem à era da desinformação e do excesso de dados.
“Quem não usar IA estará fora do jogo global. E essa é a única oportunidade que o Brasil tem de se tornar um país grande, porque a IA embaralhou o jogo internacional”, afirmou Rafael Figueiredo, durante evento ‘Conecta CLDF: Comunicação 360°, realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em Brasília. “Tivemos uma janela de oportunidade que foi processo de vacinação de Covid, onde recebemos o processo via whatsapp e criamos essa cultura na população. Hoje, o cidadão conversa muito com a gente e tem suas demandas e anseios atendidos. Agora a gente não só mais simplifica, mas promove e cuida de pessoas”, concluiu Figueiredo.
O modelo Recife: IA a Serviço do Cidadão
A capital pernambucana já colhe frutos: sete assistentes virtuais atendem demandas de serviços públicos a emprego, enquanto o WhatsApp virou canal prioritário. A mudança veio para ficar: comunicação que não resolve problemas vira ruído. Esse novo modelo de comunicação pública eficiente e conectada com o usuário deve ser pensada em conjunto com as ferramentas de tecnologia da informação (TI). É preciso enxergar a comunicação como ferramenta que pode garantir algum grau de mudança e de mobilização, de fato, na vida das pessoas. Especialistas na área de comunicação dizem que o cidadão não quer mais aquela foto de UPA nova, quer matrícula para o filho ou vacina em um clique.
Para Pedro Falcão, presidente do IAUPE, a IA é “ferramenta, não magia” – mas que já reduz filas e economiza recursos públicos. “A IA não é uma solução mágica, mas uma ferramenta poderosa que, se bem aplicada, pode transformar a gestão pública. Esses programas são exemplos claros de como a tecnologia pode ser um agente transformador. Reduzir filas, economizar recursos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos é o que nos motiva a seguir inovando e pesquisando alternativas viáveis para os governos”.
Sobrevive quem se adapta mais rápido
Robson Galiano, sócio-fundador da Microtarget, sintetiza o cenário com uma adaptação de Charles Darwin: “Sobrevive quem se adapta mais rápido, não quem é mais forte”. O desafio? Conciliar velocidade com humanização. “Temos um volume absurdo de informações, mas os direitos não chegam. Se competirmos com um clique, mudamos vidas”, defende Galiano. A receita, segundo ele, passa por:
. Antecipar demandas: o exemplo do Cartão do Idoso entregue automaticamente;
. Humanizar interações: como as mensagens personalizadas de aniversário dos filhos e o alerta à vacinação;
. Filtrar ruído: priorizando serviços sobre propaganda.
O futuro já começou – e ele cabe na palma da mão, em um clique que resolve.
“Quem não usar IA estará fora do jogo global. E essa é a única oportunidade que o Brasil tem de se tornar um país grande, porque a IA embaralhou o jogo internacional”
Rafael Figueiredo Bezerra , Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife (Secti)
“Sobrevive quem se adapta mais rápido, não quem é mais forte. Se competirmos com um clique, mudamos vidas”
Robson Galiano, sócio-fundador da Microtarget