Destaques

58ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades debate desenvolvimento urbano

Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil

Evento na sede do Ministério das Cidades reuniu conselheiros de todas as regiões do país

Publicado em 15/07/2025 10h19 Atualizado em 15/07/2025 10h21
Na foto o secretário-executivo do Ministério das Cidades ao lado de três pessoas debatendo com os participantes da reunião

58ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades reforçou debate sobre desenvolvimento urbano sustentável. Foto: JD Vasconcelos.

O Conselho das Cidades realizou, de quarta (9) a sexta-feira (11) da semana passada, a 58ª Reunião Ordinária da pasta, reunindo conselheiros de todo o país na sede do Ministério das Cidades, em Brasília. Foram três dias de debates e diálogos, reforçando o compromisso de caminhar em união rumo ao desenvolvimento urbano sustentável nos municípios brasileiros.

As atividades começaram na quarta-feira, com apresentações sobre a COP 30, marcada para novembro, em Belém, no Pará, e sobre a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Os secretários nacionais também se reuniram com os membros dos comitês técnicos para debates internos e elaboração de resoluções, enquanto o ministro das Cidades Jáder Filho participou do encerramento do primeiro dia, promovendo diálogo e troca de experiências com os conselheiros.

“A reunião foi muito exitosa, com participação em massa dos povos de todas as regiões do país. Os conselheiros discutiram políticas públicas diretamente com os secretários nacionais, além de terem escutado do próprio ministro o anúncio do lançamento de novas seleções do Minha Casa, Minha Vida Entidades e Rural”, disse o secretário executivo do Conselho das Cidades, Victor Monteiro Almeida.

“O ministro Jader presidiu uma das sessões e reforçou o compromisso do Ministério das Cidades com os segmentos que representam a sociedade brasileira, o que foi ratificado pelo atendimento da principal demanda trazida pelos conselheiros, a liberação da publicação do edital para a locação do espaço da 6ª Conferência Nacional das Cidades”, acrescentou.

Os demais dias tiveram outras reuniões segmentadas, com participação de movimentos sociais, poder público e entidades empresariais, profissionais e de trabalhadores, além da deliberação sobre as resoluções tratadas.

Conferência das Cidades

O Conselho segue focado na preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Após a fase municipal, as etapas estaduais estão começando a se engajar por todo o país. Mato Grosso do Sul e São Paulo já realizaram as respectivas conferências, enquanto a Paraíba fará na próxima terça (15) e quarta-feira (16). As reuniões dos demais estados estão agendadas para agosto, com prazo limite até o dia 31 do mês.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Destaques

Nem Rússia se levantou por Venezuela entre parceiros do Brics ante restrição de Lula

Brasil pediu análise “cautelosa” de vontade de Maduro de ingressar no grupo e freou adesão; blog antecipou posição do presidente
Destaques

Reunião do G20 apresentará ações de prevenção de desastres climáticos em periferias brasileiras

Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres se reúne nos dias 30 e 31 de outubro e 1º